quinta-feira, 18 de abril de 2013

Resultado da atividade do dia 12/04

Boa tarde!

Esse post será para descrever os resultados da atividade do dia 12/04.

Cada grupo recebeu um kit de documentos MCE byte. O trabalho era identificar e classificar os documentos.

Ao identificar, encontramos as seguintes séries de documentos:
- Notas fiscais
- Pedidos
- Tabelas de Preços
- Fichas Funcionais
- Propagandas
Ao classificar, relacionamos os documentos com sua origem administrativa, assim obtivemos a seguinte relação:

100. Financeiro
                100.1 – Notas Fiscais
                100.2 – Tabelas de Preços
200. Recursos Humanos
                200.1 – Fichas Funcionais
300. Marketing e Publicidade
                300.1 - Propaganda
Em um dado momento da aula, o professor modificou a situação dos documentos. A empresa MCE byte havia fechado e os documentos foram enviados a um Centro de Memória. Também foram encontrados imagens dentro da gaveta do Diretor.

Os documentos que julgamos pertinentes a preservar foram:

- Propagandas dos serviços da empresa

Em relação aos outros documentos restantes, não identificamos valor secundário e foram eliminados.
As imagens encontradas no arquivo do diretor podem ter algum tipo de valor ao acervo pessoal do mesmo ou até de um arquivo público de sua pessoa.

3 comentários:

  1. Então, creio que as divulgações sobre os serviços prestados pela empresa devem ser guardadas pelo menos uma via de cada uma no arquivo permanente porque refletem as atividades da organização. Em contra partida, as imagens encontradas na gaveta do Diretor poderiam ser eliminadas, pois não apresenta mais vínculo administrativo devido à separação de sua ordem original e à perda do contexto arquivístico, ou serem guardadas como peças de coleção pelo próprio Diretor.

    De acordo com texto, "IDENTIFICAÇÃO DE TIPOLOGIAS DOCUMENTAIS EM ACERVOS DOS TRABALHADORES",(LOPEZ, 1999, p.4), a afirmação acima pode ser atestada: "Os documentos de arquivo, por outro lado, são dotados de organicidade, isto é, estão organicamente relacionados entre si em função das atividades do titular. Muitas vezes os documentos de arquivo são separados, sem que seja registrada ou respeitada a ordem original, ocasionando a perda dos vínculos administrativos, transformando-os em peças coleção. Tal separação, sobretudo em situações nas quais não há sistemática gestão documental (como nos movimentos sociais, por exemplo), provoca a perda do contexto arquivístico e pode impossibilitar a compreensão plena do significado do documento para aqueles que não vivenciaram sua produção."

    Portanto, as divulgações devem ser guardadas e sobre as imagens em 3D encontradas podem ou não serem eliminadas, dependendo do valor atribuído.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Respondendo a atividade "Metendo o dedo na bagunça dos outros", comento algumas coisas que observei na atividade do grupo.

    Bem... o grupo classificou os documentos como o CONARQ classifica, ou seja, por assunto.

    O ideal seria que a classificação fosse feita de acordo com a função de cada série documental e dentro dessa série ele ser ordenado da melhor maneira possível.
    Observei que o grupo não fez a análise diplomática dos documentos, que seriam basicamente as seguintes características: suporte, forma, formato, gênero, espécie e tipo.

    ResponderExcluir