sexta-feira, 26 de julho de 2013

Garçom, A SAIDEIRA por favor!!!

Após as oficinas de Diplomática e Tipologia Documental, eis minhas impressões acerca dos grupos SAARQ e Arquivo de Som:
 - O grupo SAARQ trabalhou a temática de OVNI's, algo inesperado, porém veio a tratar muito bem sobre o assunto. Dispuseram de um ambiente que levavam o espectador à se sentir em filmes de ficção científica sobre extraterrestres. Levaram cópias de documentos autênticos fornecidos pela FAB, com relatos de tripulações que sofreram experiências consideradas de "outro mundo". A informação analisada se dá como autêntica, pois contam todos os sinais, porém a questão levantada era que mesmo que o documento é autêntico, isto não o torna verídico, pois tratando-se de OVNI's é algo que não se tem provas concretas. Para tornar divertida a oficina, o grupo distribui doces que mudavam a cor da língua, deixando o público mais perto ainda da temática.

 - O grupo Arquivo de Som realizou uma oficina focada na criação de um arquivo para a guarda de produção musical, desde o momento de compor a música (processo de composição documental) até a sua fase final, a música pronta. Realizaram um trabalho voltado ao fluxograma, ensinado em sala de aula pelo monitor Luiz. Detalharam  cada etapa de criação da música e os documento que a partir dela são gerados, bem como suas funções. Feito este fluxograma, tornava-se mais fácil para os interessados, no processo de classificação de seus documentos. Ao final, aqueles que participaram da oficina ganharam um cd de música, o produto final do fluxograma.

As oficinas trouxeram a oportunidade dos grupos trabalharem aquilo aprendido em sala, plano de classificação, autenticidade, veracidade, microfilmagem, documentos digitais, etc., facilitando a execução do conhecimento adquirido.
Sem mais, aqui me despeço!

tchaugalera

Nenhum comentário:

Postar um comentário